2020 pode ser um dos três anos mais quentes da história

ano mais quente da história

O ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde que os registros científicos começaram, no final do século XIX. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a mudança climática segue sua “marcha implacável”, com a média da temperatura global subindo, puxada por ondas de calor em diversas partes do mundo. Assim, a década de 2011 a 2020 fechará como a mais quente já registrada, com os seis anos mais quentes da história a partir de 2015.

Dados de um relatório preliminar da OMM sobre o estado do clima global em 2020 desenham um cenário dramático para o planeta. A temperatura média global neste ano está cerca de 1,2oC superior aos níveis pré-industriais; segundo a OMM, há ao menos 20% de chances de que essa média supere a marca de 1,5oC até 2024. Isso se desdobrou em fortes ondas de calor, que causaram incêndios florestais em diversas partes do mundo.

Mais de 80% dos oceanos globais experimentaram uma onda de calor fora do normal em algum momento deste ano, com repercussões generalizadas para os ecossistemas marinhos, que já sofrem com águas mais ácidas devido à absorção maior de dióxido de carbono. Nem mesmo o La Niña, fenômeno que causa resfriamento das águas no Oceano Pacífico, o que traz temperaturas mais amenas em diversos pontos do mundo, foi capaz de conter a escalada do aquecimento global.

Associated Press, BBC, Bloomberg, Estadão, Reuters e UOL repercutiram a notícia.

Quando liberado, o relatório preliminar estará disponível aqui.

 

ClimaInfo, 3 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)