Blocos de petróleo e gás incluídos em leilão da ANP fazem fronteira com 47 Terras Indígenas amazônicas

3 de dezembro de 2020

De acordo com um relatório técnico encomendado pela 350.org, blocos de petróleo e gás incluídos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) em leilão permanente estão próximos e podem causar impactos socioambientais consideráveis em 47 Terras Indígenas (TI) e 22 Unidades de Conservação (UC) na Amazônia. O documento alerta que atividades de prospecção e exploração de petróleo e gás poderão implicar não apenas na intensificação do desmatamento nessas áreas, mas também na invasão de Terras Públicas e em mais conflitos fundiários, tornando as Comunidades Indígenas e Tradicionais que vivem na região ainda mais vulneráveis.

A ANP realiza amanhã (4/12) uma sessão pública, porém fechada à sociedade civil, para anunciar as ofertas de empresas do setor pelos blocos do 2º Ciclo da Oferta Permanente, o que pode incluir 16 blocos na bacia do rio Amazonas. No Estadão, André Borges assinalou as preocupações de ambientalistas e indígenas concentradas na possível utilização do método de fraturamento hidráulico (fracking), no qual o poço perfurado recebe uma injeção de mistura química formada por água, areia e aditivos sob alta pressão. Nos EUA, o fracking tem sido motivo de polêmica por conta dos impactos ambientais causados pela sua operação. Outra preocupação é a situação legal de algumas áreas indígenas em processo de demarcação, com o risco de que a exploração fóssil possa dificultar ou mesmo inviabilizar sua demarcação final.

 

ClimaInfo, 3 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar