Quase 20% do território brasileiro foi queimado ao menos uma vez nos últimos 20 anos

4 de dezembro de 2020

As queimadas no país são tão extensas que, nos últimos 20 anos, 1,5 milhão de km2 queimou pelo menos uma vez. Isso corresponde a 17,5% do território nacional. Mais uma vez, ao contrário do que dizem Bolsonaro, Salles e Mourão, só 30% dessa área toda era lavoura e pasto. 70% estava coberta de vegetação nativa que o fogo destruiu. Os dados são do MapBiomas Fogo, o novo membro da família MapBiomas. A partir do mesmo banco de imagens, o caçula aprendeu a identificar as cicatrizes de queimada em todo o território e juntou isso à identificação do tipo de cobertura e de uso da terra associado antes e depois do fogo. O Fogo mostra o que queimou entre 2000 e 2019.

Outro dado importante foi ver que uma área de mais de 330 mil km2 de florestas pegou fogo neste período E mais da metade desta área queimou duas vezes ou mais. Ane Alencar, do IPAM e coordenadora do trabalho, diz que “o incêndio em florestas tropicais não é natural. Ele é causado principalmente pela ação humana alimentada por um ambiente mais seco, que faz o fogo escapar de um pasto ou de uma área desmatada, por exemplo, e entrar na mata. A frequência alta em algumas regiões reforça o papel do homem nesse processo de degradação.” O Globo e o Eco deram a notícia.

 

ClimaInfo, 4 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar