Dinamarca encerrará exploração de óleo e gás no Mar do Norte até 2050

Dinamarca eólica offshore

Principal nação produtora de petróleo da União Europeia, a Dinamarca anunciou na semana passada que não concederá novas licenças para exploração de óleo e gás no Mar do Norte a partir de 2050, com o objetivo de interromper totalmente a produção desses combustíveis fósseis pelo país. A medida alinhará um dos principais setores econômicos do país ao seu objetivo climático de redução das emissões de carbono em 70% até 2030.

Como resultado da decisão, de acordo com o governo dinamarquês, uma reserva de cerca de 150 milhões de barris de petróleo permanecerá intocada em áreas marinhas sob sua soberania. Por outro lado, as 55 plataformas de óleo e gás atualmente em operação terão permissão para seguir extraindo combustível.

A Dinamarca iniciou a exploração fóssil em 1972, gerando receitas que permitiram ao país ser um dos mais ricos da Europa. No entanto, ao longo da última década, o governo dinamarquês mudou o foco de sua política energética para o desenvolvimento e a geração de energia renovável, com a construção de parques eólicos offshore. Pelas contas de Copenhague, a decisão de eliminar a produção de petróleo e gás a partir de 2050 deverá custar aos cofres públicos cerca de US$ 2,1 bilhões em receitas perdidas.

O governo dinamarquês também anunciou que pretende impulsionar veículos elétricos, com o objetivo de ter ao menos 775 mil desses veículos circulando no país até 2030.

Bloomberg, Climate Home, Financial Times, Guardian e Reuters divulgaram o anúncio.

 

ClimaInfo, 7 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)