Reino Unido define nova meta de redução de emissões para 2030

Reino Unido nova meta climática

O governo do Reino Unido anunciou na semana passada sua nova meta de redução de emissões de gases de efeito estufa, que será submetida ao Acordo de Paris no próximo ano como parte de sua nova Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC). De acordo com Boris Johnson, o país pretende reduzir suas emissões em ao menos 68% até 2030 com relação aos níveis de 1990, meta superior aos 57% previstos pela atual NDC britânica. Os britânicos já tinham se comprometido em atingir emissões líquidas zero até 2050, em linha com os objetivos de longo prazo do Acordo de Paris.

Com a nova meta, o Reino Unido passa a ter a maior ambição climática entre os membros do G20.

Mas nem todos receberam bem a notícia: segundo o Guardian, grupos ambientalistas vinham pressionando Londres por um corte mais substancial, de ao menos 75% das emissões até 2030. Para eles, uma meta inferior a esse número compromete a capacidade do Reino Unido de liderar as negociações climáticas no próximo ano, quando sediará a Conferência da ONU sobre Clima, em Glasgow.

A nova meta climática do Reino Unido foi destacada pela Associated Press, por BBC, Bloomberg, Climate Home, Estadão, Financial Times, Guardian e Reuters.

 

ClimaInfo, 7 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)