Estudo: Colapso de recife de corais pode intensificar erosão costeira

corais

Um novo estudo sugeriu que a proteção costeira fornecida atualmente por recifes de coral pode estar comprometida até o final deste século, à medida que o mundo continua a se aquecer, intensificando a acidificação dos oceanos. Sem essa proteção, teme-se que a erosão de terrenos litorâneos se intensifique substancialmente.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Queensland (Austrália) analisou a capacidade dos ecossistemas de recifes de coral de reter depósitos de carbonato de cálcio, considerando as projeções atuais de aquecimento e acidificação do oceano. O carbonato de cálcio está presente no esqueleto dos corais e serve como reforço para essas estruturas absorverem a maior parte do impacto das ondas na região litorânea. Se essas estruturas ficarem fragilizadas ou simplesmente desaparecerem, as ondas do mar seguirão com mais força ao litoral. O estudo foi publicado na revista Communications Earth & Environment.

Em tempo: A BBC destacou o esforço das ilhas Maldivas, destino turístico popular no Oceano Índico, para sobreviver ao aumento do nível do mar nas próximas décadas. Mais de 80% de suas 1,2 mil ilhas estão a menos de 1 metro acima do nível do mar. Uma das iniciativas é a chamada “Cidade da Esperança”, uma área urbana criada em cima de uma nova ilha artificial, localizada a cerca de 8 km da capital, Malé. O projeto pretende criar, a partir do aterramento marítimo, uma área para abrigar até 240 mil pessoas, com um terreno elevado em dois metros acima do nível do mar. Além de aumentar a resiliência das comunidades, o projeto pretende também diminuir a superlotação de Malé, onde mais de 130 mil habitantes se encontram em uma área de menos de 7 km2.

 

ClimaInfo, 8 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)