Novembro de 2020 foi o mais quente da história, diz centro meteorológico europeu

8 de dezembro de 2020

O mês de novembro passado foi o mais quente já registrado, anunciou ontem (7/12) a agência de meteorologia europeia Copernicus. A média global das temperaturas foi 0,8°C superior à média registrada entre 1981 e 2010, e 0,1°C acima dos novembros mais quentes até então (2016 e 2019). A alta foi puxada principalmente pelo calor mais forte no hemisfério norte, em particular no norte da Europa, na Sibéria e no Ártico.

“Esses registros são consistentes com a tendência de aquecimento de longo prazo do clima global”, alertou Carlo Buontempo, diretor do serviço de mudanças climáticas da Copernicus. A análise sugere também que a tendência é de que 2020 feche como um dos anos mais quentes da história, com a possibilidade de superar 2016 na condição de recordista geral.

Bloomberg, Deutsche Welle, Estadão e New York Times repercutiram essa notícia.

 

ClimaInfo, 8 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar