Porsche quer desenvolver gasolina sem petróleo

Porsche

A montadora alemã Porsche se juntou com a Siemens para inaugurar uma fábrica experimental de gasolina sintética, que permitiria manter o uso de motores a combustão nos veículos sem gerar dióxido de carbono e outros poluentes. Localizada no Chile, a unidade de “e-combustíveis” deve produzir uma substância conhecida como metanol, feita a partir da separação dos componentes químicos da água e sua combinação com CO2. De acordo com a Auto Esporte, como o metanol é de baixa toxicidade, a queima dele não liberará substâncias típicas da gasolina tradicional, como o benzeno. A ideia da Porsche é produzir um volume de até 55 milhões de litros de combustível até 2024. No entanto, o grande desafio será tecnológico, já que seu custo é bastante alto.

Em tempo 1: A Bosch pretende injetar centenas de milhões de euros para a fabricação de células de combustível no Reino Unido, através de sua participação na empresa de tecnologia energética Ceres. A ideia é expandir a capacidade de fabricação para 200 megawatts por ano até 2024, com vistas a atender à demanda de montadoras europeias por motores elétricos nos próximos anos. Bloomberg abordou a notícia.

Em tempo 2: O Reino Unido inaugurou nesta semana o 1º posto de abastecimento automotivo totalmente elétrico. Localizada em Essex, no sudeste da Inglaterra, a estação elétrica é a 1ª de 100 instalações previstas em todo o país nos próximos anos, com investimentos de mais de US$ 1 bilhão das Gridserve e Hitachi Capital. Ela inclui 36 carregadores rápidos alimentados apenas por energia renovável; a tecnologia de carregamento disponível está entre as mais rápidas disponíveis comercialmente, com capacidade de recarregar uma bateria para mais de 320 quilômetros de rodagem em apenas 20 minutos.

 

ClimaInfo, 8 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)