Maior trader de petróleo do mundo reconhece ter pago propina por contratos com a Petrobras

Vitol propina Patrobras

Um acordo judicial entre a Vitol, a maior trader de petróleo do mundo, e o Departamento de Justiça nos EUA revelou que a empresa pagou propina para companhias petroleiras na América Latina através de empresas de fachada e contratos falsos. A investigação norte-americana aconteceu como consequência da Operação Lava Jato no Brasil, que desbaratou um megaesquema de corrupção envolvendo a Petrobras, com reverberações em diversos países.

Segundo informou a Bloomberg, um executivo da Vitol afirmou ter pago propina em dinheiro vivo para executivos da Petrobras em troca do “gold number” – o preço pelo qual a companhia deveria propor em licitações da estatal brasileira. Entre 2008 e 2014, a Vitol reconhece ter pago mais de US$ 8 milhões em propina. De acordo com a reportagem, autoridades brasileiras e norte-americanas também estão investigando outras traders de petróleo potencialmente envolvidas em ilegalidades, como Glencore e Trafigura Group.

Em tempo: A petroleira Shell vive uma crise administrativa depois de vários executivos do segmento de energia limpa se demitirem de seus cargos, insatisfeitos com a estratégia que está sendo desenhada pela empresa para seus investimentos em fontes renováveis. O Financial Times destacou que alguns deles estavam pleiteando metas mais agressivas para a transição energética da Shell, o que foi rejeitado pela alta administração. A saída em massa deve jogar pressão sobre a companhia, que pretende apresentar em fevereiro seu plano de negócios para energias renováveis.

 

ClimaInfo, 9 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)