Queda de emissões durante pandemia é insuficiente para conter aquecimento global, alerta ONU

10 de dezembro de 2020

Um relatório do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) reforçou o que outros cientistas e especialistas vêm alertando nos últimos meses: mesmo com a queda prevista nas emissões de carbono em 2020, decorrente da diminuição da atividade econômica global durante a pandemia, o mundo segue em uma trajetória de aquecimento perigosa. Divulgado ontem (9/12), o Emissions Gap Report sugere que este ano deve fechar com uma queda de 7% das emissões de gases de efeito estufa na comparação com 2019. No entanto, essa diminuição não foi suficiente para mudar a tendência de longo prazo, que aponta para um cenário de aquecimento superior a 3°C até o final deste século em relação aos níveis pré-industriais.

Por outro lado, os esforços de recuperação econômica pós-pandemia podem ser um aliado importante na reversão dessa trajetória. De acordo com o relatório, uma “recuperação verde”, com incentivos e medidas que acelerem a transição energética para a neutralidade do carbono, pode reduzir em até 25% das emissões globais em 2030, o que facilitaria significativamente o cumprimento da meta de 2°C de aquecimento máximo definida pelo Acordo de Paris. Entre as medidas recomendadas, estão a redução dos subsídios aos combustíveis fósseis, apoio direto para tecnologias e infraestruturas de emissão líquida zero, a não-abertura de novas usinas termelétricas a carvão, e a promoção de soluções baseadas na natureza (SbN), como restauração de paisagens e reflorestamento.

AFP, BBC, Estadão, Guardian, O Globo, Reuters e Washington Post, entre outros, repercutiram o relatório do PNUMA.

 

ClimaInfo, 10 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar