Comissão da Câmara diz que ação “dolosa” do governo e ação humana foram responsáveis por queimadas no Pantanal

queimadas Pantanal ação humana

O relatório final da comissão externa da Câmara dos Deputados, que acompanhou a resposta do governo federal às queimadas no Pantanal, concluiu que a maior parte dos incêndios teve origem em alguma forma de ação humana. Além disso, o descaso da gestão Bolsonaro/Salles colaborou para ampliar a dimensão da devastação do fogo no bioma.

O documento também apontou que fatores climáticos também tiveram influência, em particular a estiagem prolongada que ressecou a vegetação e o solo, facilitando a proliferação do fogo. No entanto, de acordo com a análise, esses elementos sozinhos seriam incapazes de causar destruição no grau observado nos últimos meses. Assim, ações humanas e a falta de medidas de prevenção e as dificuldades do governo federal em responder às queimadas foram “essenciais” para o desastre acontecer. “Se enxergássemos o clima como o único culpado, estaríamos sendo mais que ingênuos, seríamos perniciosamente omissos, corroborando com ações humanas criminosas e condutas estatais, no mínimo, ímprobas”, diz o texto. G1 e O Globo repercutiram as conclusões do relatório.

 

ClimaInfo, 11 de dezembro de 2020.

Se você gostou desse artigo e se interessa por receber o boletim diário completo do ClimaInfo, clique aqui para recebê-lo em seu e-mail.

x (x)