Comissão da Câmara diz que ação “dolosa” do governo e ação humana foram responsáveis por queimadas no Pantanal

11 de dezembro de 2020

O relatório final da comissão externa da Câmara dos Deputados, que acompanhou a resposta do governo federal às queimadas no Pantanal, concluiu que a maior parte dos incêndios teve origem em alguma forma de ação humana. Além disso, o descaso da gestão Bolsonaro/Salles colaborou para ampliar a dimensão da devastação do fogo no bioma.

O documento também apontou que fatores climáticos também tiveram influência, em particular a estiagem prolongada que ressecou a vegetação e o solo, facilitando a proliferação do fogo. No entanto, de acordo com a análise, esses elementos sozinhos seriam incapazes de causar destruição no grau observado nos últimos meses. Assim, ações humanas e a falta de medidas de prevenção e as dificuldades do governo federal em responder às queimadas foram “essenciais” para o desastre acontecer. “Se enxergássemos o clima como o único culpado, estaríamos sendo mais que ingênuos, seríamos perniciosamente omissos, corroborando com ações humanas criminosas e condutas estatais, no mínimo, ímprobas”, diz o texto. G1 e O Globo repercutiram as conclusões do relatório.

 

ClimaInfo, 11 de dezembro de 2020.

Se você gostou desse artigo e se interessa por receber o boletim diário completo do ClimaInfo, clique aqui para recebê-lo em seu e-mail.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar