UE fecha acordo para elevar meta de redução de emissões para 55% até 2030

UE redução de emissões

Na bacia das almas, literalmente no último dia, a União Europeia finalmente concordou na 6ª feira (11/12) em elevar o grau de ambição de sua meta de redução de emissões de gases de efeito estufa para a próxima década. Os 27 países da UE se comprometeram a reduzir suas emissões em pelo menos 55% até 2030 em comparação com os níveis de 2005. Com o entendimento, a UE conseguiu apresentar sua nova meta a tempo da Cúpula da Ambição Climática de sábado (12/12).

A Comissão Europeia vinha atuando para aprovar essa meta desde meados deste ano. Originalmente, a decisão seria formalizada em outubro, mas divergências entre os países-membros da UE forçaram um adiamento para dezembro. A principal oposição veio de países dependentes de combustíveis fósseis para geração de energia, como a Polônia, que exigiam ajuda financeira para viabilizar a transição para fontes energéticas renováveis. Desentendimentos em torno do orçamento da UE para os próximos sete anos também travavam a definição da nova meta climática europeia.

Para as lideranças da UE, elevar a ambição dos compromissos do bloco dentro do Acordo de Paris ainda em 2020, a tempo da celebração dos cinco anos da assinatura do texto, era central para que os países europeus pudessem desempenhar um papel de liderança nas negociações para a próxima Conferência do Clima de Glasgow (COP26), em novembro de 2021.

AFP, Associated Press, Climate Home, Financial Times, Guardian, e NY Times escreveram sobre a nova meta climática europeia.

 

ClimaInfo, 14 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)