Acordo de Paris, 5 anos: Países apresentam novos compromissos nacionais de redução de emissões

14 de dezembro de 2020

Mais de 70 chefes de estado e de governo participaram da Cúpula da Ambição Climática organizada pela ONU para celebrar o 5º aniversário do Acordo de Paris e destacar novos compromissos e metas dos países. Ao todo, 45 países apresentaram suas novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) para o Acordo de Paris, com metas mais ambiciosas de redução de emissões. Já 24 nações se comprometeram em neutralizar suas emissões de carbono nas próximas décadas. O Climate Home fez um apanhado dos anúncios e acompanhou os discursos ao longo do dia. A Bloomberg também sumarizou os principais destaques do sábado.

Entre estes, a China se comprometeu a reduzir suas emissões de carbono por unidade do Produto Interno Bruto (PIB) em “mais de 65%” em 2030 com relação aos níveis de 2005. O anúncio feito por Xi Jinping sinaliza um ligeiro aumento na meta chinesa para esse período, que até agora era de 60% a 65%. Pequim também declarou pretender atingir a neutralidade das emissões líquidas de carbono antes de 2060. Daniela Chiaretti e Marcela Caetano deram mais detalhes no Valor. Bloomberg, Financial Times, NY Times e Reuters repercutiram o anúncio chinês no exterior.

Outro destaque foi o anfitrião da próxima Conferência do Clima (COP26), o Reino Unido, que prometeu acabar com o financiamento a projetos de combustíveis fósseis no exterior. Segundo o premiê Boris Johnson, a ideia é injetar esses recursos em projetos de energia renovável em países em desenvolvimento. Segundo o Valor, Londres destinou 21 bilhões de libras (cerca de US$ 26 bilhões) em projetos fósseis mundo afora nos últimos quatro anos. BBC, Bloomberg e Financial Times também deram espaço ao compromisso de Johnson.

Já a Itália confirmou que pretende destinar 30 milhões de euros para o Fundo de Adaptação da UNFCCC, além de se comprometer com a neutralidade do carbono até 2050. O Vaticano, por sua vez, anunciou que pretende reduzir suas emissões líquidas a zero até 2050.

 

ClimaInfo, 14 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar