85% dos evangélicos consideram pecado destruir o meio ambiente

evangélicos

Pesquisa encomendada pela coalizão Evangélicos pelo Clima fez um levantamento inédito da opinião da população evangélica do Brasil sobre o meio ambiente e a mudança do clima. Segundo o levantamento, 85% dos entrevistados afirmam que atacar a natureza é um pecado e 67% acreditam que crescimento e desenvolvimento dependem do meio ambiente. A pesquisa indicou também que 77% são favoráveis que suas igrejas apoiem atividades em prol da proteção ambiental.

Os dados contrastam com a polarização direita-esquerda enfrentada pela questão em outros países, particularmente nos EUA, destacou Mariane Morisawa n’O Globo. Outros números reafirmam a impressão: mesmo entre aqueles que consideram o governo Bolsonaro bom ou ótimo, 60% desaprovam sua política ambiental e apenas 11% concordam totalmente com ela.

A cientista política norte-americana Amy Erica Smith, estudiosa da interseção entre religião e política no Brasil, destacou a distorção que grupos mais radicais acabam forçando na representação política da população evangélica. “Os evangélicos eleitos são muito mais conservadores politicamente do que os eleitores evangélicos. Entre os eleitores, há quase um consenso sobre a proteção ambiental”. Ela sugere que há um “problema de comunicação” por parte dos ambientalistas, que não conseguem reforçar esses valores ambientais dentro da decisão de voto do eleitor evangélico, o que permite a distorção.

 

ClimaInfo, 15 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)