Ciclone Yasa ganha força e ameaça Fiji

16 de dezembro de 2020

A temporada de tempestades tropicais do Pacífico Sul começou com dois sistemas poderosos que se aproximam rapidamente de pequenas ilhas na região. O primeiro deles, o ciclone Yasa, atingiu ontem (16/12) a categoria 5 na escala de furacões Saffir-Simpson, com ventos de até 260 km/h; ele ganhou bastante força ontem, saltando da categoria 1 para a 5 em 24 horas. Yasa deve perder força ao chegar em Fiji, na noite de ontem (hora local), mas ainda assim trará mais de 250 mm de chuva, além de ondas fortes. Já a outra tempestade, Zazu, se aproxima mais fraca, mas ainda assim deve causar danos em Tonga, com ventos de até 90 km/h.

Geralmente, a temporada de tempestades no Pacífico Sul acontece durante o final da primavera e o começo do outono no hemisfério sul. A expectativa é de que, com o fenômeno climático La Niña no centro na região central do Pacífico, as tempestades sejam mais frequentes nos próximos meses, e potencialmente mais fortes. CNN Brasil, Guardian e Reuters deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 17 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar