Comissão Europeia: ação climática é pré-requisito para acordo comercial com Mercosul

16 de dezembro de 2020

Segue a movimentação política de europeus e sul-americanos para emplacar o acordo comercial Mercosul-UE. Na 2ª feira (14/12), representantes dos dois blocos se reuniram em Berlim (Alemanha) para discutir caminhos potenciais para a ratificação do texto no próximo ano, atenuando as preocupações de diversos governos, empresas, investidores e consumidores europeus sobre os efeitos da parceria comercial sobre o meio ambiente, especialmente no Brasil.

Em nota, a Comissão Europeia destacou que Mercosul e UE seguem comprometidos em torno do acordo e reforçou a “convicção de que ele deve ser implementado de maneira a gerar benefícios para ambos os lados nas dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável”. O texto também reafirma que o acordo comercial deve ser alinhado a compromissos internacionais relevantes, em particular o Acordo de Paris. A declaração da Comissão Europeia acontece uma semana depois do Brasil apresentar uma polêmica proposta de Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) para o Acordo de Paris que, na prática, enfraquece os compromissos climáticos atuais do país.

O chanceler brasileiro Ernesto Araújo afirmou que a prioridade nº 1 do bloco para o próximo ano é “fechar de uma vez por todas” o acordo comercial com a UE. Ele também disse que o Brasil mantém seus compromissos ambientais e de desenvolvimento sustentável e defendeu que o acordo seja um meio de cooperação e não um “instrumento de barganha cruzada ou de pressão indevida”.

O Globo e Valor repercutiram essa notícia.

Em tempo: No tabuleiro climático global que se desenha para 2021, o Brasil virou plateia. No Valor, Daniela Chiaretti analisou o impacto do mico político protagonizado pelo governo Bolsonaro na semana passada, quando apresentou uma NDC fraca, sem transparência nem discussão com a sociedade e os atores econômicos, que conseguiu a proeza de diminuir a ambição dos compromissos climáticos do país. O debacle virou desastre dias depois, quando o Brasil foi vetado na lista de nações que participaram da Cúpula da Ambição Climática, no último sábado (12/12). Sem ambição nem vergonha, o governo brasileiro caminha a passos largos rumo à irrelevância política nas negociações climáticas.

 

ClimaInfo, 16 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar