Conflitos, pandemia e clima intensificarão crises humanitárias em 2021, alerta IRC

crises humanitárias

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia e por diversas crises humanitárias, muitas delas decorrentes de desastres climáticos históricos, e o prognóstico inicial para 2021 não é diferente. Segundo levantamento do International Rescue Committee (IRC), o ano que vem começará com dez pontos críticos no globo, impactados por conflitos armados, mudança do clima e a COVID-19. Na maior parte dos casos, esses fatores interagem entre si, criando uma situação complexa que dificulta tremendamente o trabalho de agências humanitárias na prestação de ajuda e resgate. Nessa categoria, estão países como Afeganistão, Etiópia, Moçambique, Nigéria, República Democrática do Congo e Sudão.

“2020 será um dos anos mais turbulentos da história, mas o próximo ano será lembrado por como ajudamos ou afastamos aqueles que mais sofrem”, disse David Miliband, presidente e CEO do IRC. “Essa lista deve servir como um alerta para formuladores de políticas, líderes governamentais e cidadãos preocupados em todo o mundo sobre o custo de se negligenciar crises humanitárias – e como elas precisam urgentemente de nossa atenção”. A CNN deu mais detalhes.

Em tempo: O superciclone Amphan, que devastou Bangladesh em maio passado, inundou diversos vilarejos do país – e muitos deles seguem até agora debaixo d’água. O Guardian contou como tem sido a vida dos desabrigados: famílias inteiras estão sendo forçadas a abandonar suas casas e propriedades, algumas ocupadas há gerações, literalmente do dia para a noite. Segundo autoridades locais, ao menos 300 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes e por deslizamentos de terra causados por tempestades neste ano, sendo que cerca de 50 mil seguem desamparadas, sem um local permanente para viver.

 

ClimaInfo, 17 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)