França quer referendo para incluir defesa do clima na Constituição

França referendo

Em audiência com representantes sociais, o presidente francês Emmanuel Macron anunciou nesta 2ª feira (14/12) que pretende encaminhar ao Parlamento pedido para realizar um referendo em torno da inclusão de uma emenda ambiental à Constituição francesa. A ideia, nascida no âmbito do Conselho dos Cidadãos sobre o Clima, é inserir a proteção do clima e do meio ambiente no Artigo 1º da Carta Magna do país. Essa mudança poderá impulsionar outra proposta apresentada pelo colegiado: a tipificação do “ecocídio”, com a criminalização da destruição da natureza.

De acordo com Macron, a proposta de reforma constitucional fará parte de um projeto de lei especial que sintetizará cerca de metade das 149 propostas apresentadas pelo colegiado de cidadãos em junho. Ele também reconheceu que a França precisa se esforçar mais para cumprir seus compromissos climáticos, em particular.

A proposta de Macron foi repercutida por Associated Press, Deutsche Welle, Independent e POLITICO.

Em tempo: Os governos da Alemanha e da Dinamarca fecharam nesta semana um acordo de cooperação para desenvolvimento conjunto de energia eólica offshore nos Mares do Norte e Báltico. Pela proposta, os dois países colaborarão para ampliar a capacidade de geração eólica, com vistas não apenas a aumentar o peso dessa fonte na matriz elétrica europeia, mas também contribuir para a estratégia de desenvolvimento do hidrogênio verde, tido como prioritário na política energética da União Europeia. No começo do mês, a Dinamarca anunciou planos para ampliar a capacidade de geração eólica offshore, adicionando 5 gigawatts (GW) a seu parque eólico até 2030, três vezes a capacidade atual do país. A Reuters deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 16 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.