Médicos publicam manifesto por manutenção de prazos do PROCONVE

16 de dezembro de 2020

Diversas associações profissionais de medicina se uniram para apresentar uma carta pública pressionando o governo federal a manter o cronograma de implementação do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE). Nos últimos meses, as montadoras vêm tentando adiar o prazo de início da nova fase do programa, prevista para 2022, sob a justificativa de que a crise econômica causada pela pandemia comprometeu o planejamento e os investimentos do setor.

No entanto, de acordo com o manifesto, a pandemia não pode servir como justificativa para que a indústria automobilística adie seus compromissos antipoluição. O texto lembra um estudo recente de pesquisadores da Universidade de Harvard que concluiu que o risco de óbito pela COVID-19 pode ser 15% maior em pessoas que vivem em regiões poluídas. “Isso implica afirmar que, juntos, o novo coronavírus e a má qualidade do ar são os principais adversários a serem combatidos em defesa da vida”, diz a carta.

“Essa nova fase do Proconve irá reduzir em 90% a emissão de material particulado, poluente mais danoso à saúde. Ou seja, tem importância fundamental no combate à poluição do ar, na defesa e na salvaguarda da saúde dos brasileiros. No mundo, essas iniciativas já acontecem há um bom tempo”, explicou Evangelina Vormittag, diretora executiva do Instituto Saúde e Sustentabilidade (ISS), médica e representante da Coalizão Respirar, durante coletiva de imprensa.

Agência Brasil, Cultura, Exame e O Globo deram destaque.

 

ClimaInfo, 16 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar