Bolsonaro enfraquece combate ao desmatamento e intensifica ataques aos Direitos Humanos, alerta HRW

Bolsonaro direitos humanos

A atuação de Bolsonaro no comando do governo federal tem sido desastrosa para o meio ambiente e para os Direitos Humanos no Brasil, afirmou a organização Human Rights Watch (HRW) em seu relatório global sobre o estado dos Direitos Humanos em 2021, lançado ontem (13/1). De acordo com a análise, “o governo Bolsonaro promoveu políticas que contrariam os direitos das mulheres e os direitos das pessoas com deficiência, atacou a mídia independente e organizações da sociedade civil, e enfraqueceu os mecanismos de fiscalização da legislação ambiental”, dando “carta branca às redes criminosas envolvidas no desmatamento ilegal na Amazônia e que ameaçam e atacam os defensores da floresta”.

O desempenho de Bolsonaro no enfrentamento ao novo coronavírus no Brasil foi destacado pela HRW como exemplo da atuação problemática do presidente brasileiro. Ao mesmo tempo, o relatório ressaltou que as instituições democráticas, como o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, foram capazes de impedir algumas das políticas mais prejudiciais propostas pelo governo federal, intervindo em favor dos interesses do povo brasileiro.

Outro ponto destacado é a questão do desmatamento e das queimadas na Amazônia, que ganharam força sob a conivência de Bolsonaro nos últimos anos. “As políticas do presidente têm sido um desastre para a Floresta Amazônica e para as pessoas que a defendem”, afirmou Anna Livia Arida, diretora-adjunta da HRW no Brasil. “Ele culpa indígenas, ONGs e moradores pela destruição ambiental, em vez de agir contra as redes criminosas que impulsionam a ilegalidade na Amazônia”.

Folha, Metrópoles, Nexo, O Globo e Valor repercutiram a análise da HRW.

 

ClimaInfo, 14 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)