Caso Shell destaca avanços na litigância climática

13 de janeiro de 2021

No Financial Times, Anjli Raval fez uma análise abrangente sobre os caminhos que ativistas e advogados estão seguindo para reforçar a pressão sobre a indústria fóssil nos tribunais. Um exemplo disso é a ação que vem sendo movida nos Países Baixos contra a petroleira Shell, sob a acusação de que a empresa tem agido conscientemente para impedir a eliminação progressiva global dos combustíveis fósseis. No mês passado, a justiça holandesa obrigou a Shell a responder às alegações, o que deve acontecer nos próximos meses. Essa mudança de foco é vista como um impulso potencial para que as empresas fósseis mudem efetivamente seus negócios. A esperança dos proponentes da ação contra a Shell é de que, com uma derrota na justiça, a petroleira seja obrigada a acelerar o desinvestimento em fontes fósseis, redirecionando recursos para geração renovável de energia.

Caio Borges (Instituto Clima e Sociedade/iCS) também fez uma análise sobre os próximos passos da litigância climática no Brasil e no mundo em 2021. No caso brasileiro, ele destacou a expectativa de que o Supremo Tribunal Federal (STF) publique suas primeiras decisões, relacionadas a três ações apresentadas à Corte no ano passado – Fundo Amazônia, Fundo Clima e Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm). “As audiências públicas sinalizaram que a corte está atenta ao caráter estrutural dos problemas que acometeram a governança ambiental e climática brasileira, e que qualquer decisão terá uma forte âncora normativa na própria Constituição e nos precedentes mais importantes no mundo em matéria climática”, escreveu Borges.

 

ClimaInfo, 13 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar