De saída, Trump insiste na desinformação para enfraquecer agenda climática de Biden nos EUA

Trump desinformação

O final do mandato de Donald Trump na Presidência dos EUA conseguiu a proeza de ser mais caótico do que os últimos quatro anos na Casa Branca. Noves fora os ataques às instituições democráticas, a invasão criminosa ao Capitólio e a consequente aprovação de mais um impeachment pela Câmara dos Representantes, o ainda presidente tenta sedimentar seu “legado” na área ambiental para dificultar o trabalho de Joe Biden a partir da próxima 4ª feira (20/1) nos EUA.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA impôs restrições que poderão dificultar mudanças futuras nas regulações federais para emissões de gases de efeito estufa de qualquer indústria estacionária que não as usinas de energia – como poços de petróleo e gás e refinarias. Pela nova regra, qualquer fonte estacionária cujas emissões de carbono em toda a indústria represente menos de 3% do total de emissões dos EUA será considerada “insignificante”, o que as excluiria de limites e sanções aplicáveis sob a Lei do Ar Limpo. POLITICO deu mais detalhes.

Ao mesmo tempo, na última 3ª feira (12/1), a Casa Branca realocou dois funcionários que atuavam em um escritório científico da Presidência dos EUA depois deles publicarem uma série de relatórios questionando a existência e a importância das mudanças climáticas causadas pelo ser humano. Publicados em um site negacionista, os documentos continham o logotipo do governo norte-americano e alegavam representar o “estado atual da ciência” climática. Os dois pesquisadores, David Legates e Ryan Maue, permanecem dentro do governo e retornaram ao seu escritório original, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA). Tanto a direção do escritório científico da Casa Branca quanto a da NOAA alegaram que não tinham conhecimento sobre os relatórios. The Hill, Independent e NY Times destacaram essa notícia.

 

ClimaInfo, 14 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)