Desmatamento: Bolsonaro é retratado como criminoso de guerra em vídeo sobre Amazônia

climate wars

Parodiando os noticiários cinematográficos dos anos 1930 e 1940, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) divulgou ontem (13/1) mais um vídeo com críticas ácidas à atuação do governo Bolsonaro na devastação da Amazônia e nos ataques aos Povos Indígenas brasileiros.

Lançado em três idiomas, o vídeo “Climate Wars” retrata Bolsonaro como um inimigo climático, que precisa ser detido e responsabilizado por seus crimes, antes que o planeta sofra ainda mais. Segundo a APIB, o formato escolhido para a peça, que remete à Segunda Guerra Mundial, visa explicitar que não se trata de crítica a um país, mas a um governante. “O ponto central do vídeo é a responsabilização de Jair Bolsonaro pelo ataque ao clima global, à biodiversidade da floresta e à vida dos Povos Nativos”, diz a APIB em seu site. “Ele mostra que ficar do lado da Amazônia é uma atitude patriótica, de defesa do país, para garantir um Brasil vivo e viável para os brasileiros”.

O vídeo marca também o início de uma nova agenda de autodefesa dos Povos Indígenas do país. Passada a pandemia, eles darão continuidade ao diálogo direto com governos e parlamentares europeus e norte-americanos, além de uma aproximação com a China ainda neste ano. “Queremos que eles apoiem o Brasil, mas da maneira certa, que é nos ajudando a frear a destruição de nossos ecossistemas, recursos naturais e do próprio clima”, explicou Sônia Guajajara, da APIB.

Carta Capital e Metrópoles abordaram o vídeo.

 

ClimaInfo, 14 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)