Chevron investe em startup para captura e armazenamento de carbono

Chevron

A petroleira norte-americana Chevron anunciou nesta 5ª feira (14/1) novos investimentos na startup Blue Planet Systems Corp, que desenvolve tecnologia para captura e armazenamento de carbono. O objetivo é impulsionar a pesquisa e o aperfeiçoamento desta técnica, vista por muitos na indústria do petróleo como uma “tábua de salvação” para o setor no contexto da crise climática.

A Blue Planet tem como destaque a técnica para criação de agregado de construção civil à base de carbonato feito de CO2 capturado do gás de combustão. Diferentemente de outras técnicas, o processo não requer purificação e enriquecimento do CO2 antes do uso, o que pode reduzir o custo e a energia consumida durante a captura. Essa tecnologia, segundo a Blue Planet, permitiria a captura permanente de CO2 em materiais de construção, convertendo-os em produtos de baixo carbono para venda no mercado de agregados. A Reuters destacou o anúncio.

Outra gigante fóssil que recorreu a uma startup para desenvolver processos de baixo carbono é o Grupo BHP, a maior mineradora do mundo. Segundo a Bloomberg, a BHP participou da rodada recente de captação de recursos da Boston Metal, que arrecadou cerca de US$ 50 milhões. A empresa, que já conta com investimentos da Breakthrough Energy Ventures, fundada por Bill Gates, está desenvolvendo um método para substituir o carvão coqueificável no processo de fabricação de aço por eletricidade, reduzindo as emissões.

 

ClimaInfo, 15 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)