França cancela deportação de refugiado pelo impacto da poluição do ar sobre sua saúde

18 de janeiro de 2021

A justiça francesa suspendeu na semana passada a extradição de um cidadão de Bangladesh que sofre de asma sob a alegação de que os níveis de poluição registrados naquele país representariam um risco à saúde do refugiado, com a possibilidade de causar seu óbito. Segundo o tribunal de apelações de Bordeaux, um retorno dele ao país natal poderia causar “um agravamento de sua patologia respiratória devido à poluição do ar”.

Questionado pelo Guardian, Ludovic Rivière, advogado do bengalês, celebrou a decisão da justiça e ressaltou que é “a primeira vez que um tribunal francês aplica o meio ambiente como um critério em casos” de extradição.

A matéria mostra que Bangladesh está em 179º no mundo em qualidade de ar segundo o Índice de Desempenho Ambiental das Universidades de Yale e Columbia, e que as concentrações de poluentes registradas no país são cerca de seis vezes o máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O jornal também ouviu especialistas, que ressaltaram que o caso abre precedente e explicita o risco de que a intensificação da poluição do ar resulte em ondas migratórias nas próximas décadas.

 

ClimaInfo, 18 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar