Montadoras tradicionais se movimentam para competir com a Tesla pelo mercado de veículos elétricos

veículoos elétricos Tesla Ford

Demorou, mas finalmente as montadoras mais tradicionais do mercado automobilístico global parecem ter acordado para o mercado de carros elétricos. O NY Times destacou os esforços recentes de empresas como Ford, GM e Volkswagen para competir com a Tesla por essa fatia crescente do mercado global de veículos. Para 2021, estas empresas prometem um número maior de lançamentos de novos modelos elétricos e híbridos, especialmente nos EUA e na Europa, onde a demanda cresce de maneira significativa.

Por ora, a Tesla segue soberana no mercado de elétricos, dominando as vendas, especialmente nos EUA. No entanto, a concorrência de outras montadoras começa a causar pressão em mercados estratégicos para a companhia, como Europa e China. Além de disputar os consumidores da Tesla, as montadoras tradicionais querem também ampliar o apelo dos modelos elétricos para seus consumidores de modelos a combustão, o que pode ampliar ainda mais o mercado de elétricos nos próximos anos.

Em tempo: Nos EUA, a Bloomberg destacou o peso que a indústria de baterias elétricas terá para cumprir o ambicioso plano climático do governo Biden. Mais do que fornecer insumos para novos veículos elétricos, as baterias de íon-lítio são cruciais para que as gerações solar e eólica avancem no país, diminuindo assim a demanda por energia gerada por fontes fósseis. Além disso, existe uma questão geopolítica importante: o país é o 2º maior produtor desse tipo de bateria do mundo, com 7% da produção global, muito atrás da China, que concentra 79% desta produção.

 

ClimaInfo, 18 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)