Canadá tenta impedir veto de Biden ao polêmico oleoduto Keystone XL

19 de janeiro de 2021

O governo do Canadá, um dos principais defensores do projeto do oleoduto Keystone XL, se movimenta para conseguir convencer o novo presidente dos EUA, Joe Biden, a desistir do cancelamento da licença para as obras em território norte-americano. Essa decisão pode ser a 1ª pedra no sapato nas relações entre os dois países sob o governo Biden.

O premiê da província canadense de Alberta, Jason Kenney, ameaçou processar a Casa Branca por conta do impacto da paralisação das obras do lado norte-americano sobre as operações no lado canadense. O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau também defende a iniciativa e está atuando com interlocutores do novo governo nos EUA para evitar a suspensão da licença do oleoduto. O projeto é tido como estratégico no Canadá, já que permitirá o transporte de petróleo dos campos de areia de Alberta, uma das maiores reservas do país, para as refinarias nos EUA.  Por outro lado, ambientalistas, indígenas e proprietários rurais locais contestam a obra, ressaltando seus riscos para o meio ambiente. Já ativistas climáticos no Canadá pretendem aproveitar a decisão de Biden para pressionar Trudeau contra a insistência de seu governo em promover a exploração de petróleo e o consumo de combustíveis fósseis, contrariando os compromissos climáticos assumidos pelo país.

Associated Press, Climate Home, Guardian e Reuters deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 20 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar