Estados e setor privado do Brasil tentam “quebrar o gelo” com Biden

Brasil e Biden

Enquanto o governo Bolsonaro segue obstinado rumo ao isolamento internacional, o setor privado e os governos subnacionais brasileiros estão se esforçando para se aproximar da nova administração Biden nos EUA. Como destacado por Daniela Chiaretti no Valor, o foco dessa aproximação é a crise climática, um dos temas prioritários da agenda do novo presidente norte-americano, e está sendo puxada pela Concertação pela Amazônia, uma coalizão multissetorial que reúne 200 lideranças políticas, econômicas e acadêmicas no Brasil, e pelo proeminente think tank Wilson Center dos EUA. O objetivo é criar e manter canais de diálogo entre os dois países para catalisar iniciativas de conservação florestal na Amazônia e facilitar investimentos em baixo carbono.  Aliás, a parceria da gestão Biden com setor privado, sociedade civil, stakeholders e governos subnacionais é defendida na Folha por Pedro Abramovay e Heloisa Griggs como solução para a Amazônia, para quem eventuais sanções comerciais ao Brasil apenas fortaleceriam Bolsonaro.

Também no Valor, Fabio Murakawa ouviu fontes do governo federal, diplomatas e especialistas, que alertaram sobre a necessidade fundamental de Bolsonaro e Araújo mudarem o tom do relacionamento bilateral com os EUA, abandonando a ideologia que marcou os últimos dois anos com Trump por um pragmatismo que permita o diálogo construtivo entre os dois governos, inclusive em temas potencialmente espinhosos – como meio ambiente e mudança do clima.

Mas essa manobra não é simples – e não há indicações de que Brasília esteja sequer interessada nisso. Como Mariana Sanches abordou na BBC Brasil, o Brasil de Bolsonaro alterou significativamente seu posicionamento no tabuleiro geopolítico global, ancorando-se excessivamente nos interesses comuns entre o presidente brasileiro e o ex-presidente norte-americano. Aliás, a Índia atribuiu a falta de insumos para vacinas a esse alinhamento, como informou Jamil Chade no UOL.

 

ClimaInfo, 20 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)