ONGs denunciam deterioração dos Direitos Humanos e do meio ambiente no Brasil

protesto embaixada brasil direitos humanos

Um grupo de 18 organizações da sociedade civil da França lançou ontem (19/1), durante protesto em frente à Embaixada do Brasil em Paris,  uma análise sobre a situação dos Direitos Humanos e do meio ambiente em nosso país nos últimos dois anos, sob a gestão Bolsonaro.

Encabeçada pela Coalizão Solidarité Brésil, a 2ª edição do Barômetro Alerta reuniu dados de 11 temas que abrangem desde racismo e violência policial até desmatamento e proteção dos Povos Indígenas. A pandemia também foi um dos tópicos analisados pelo levantamento, especialmente os impactos causados pela abordagem leniente do governo federal a esses grupos mais vulneráveis.

“A observação [dos dados] é clara: a violência, as violações e as desigualdades só aumentaram, tendo como alvo, em particular, as populações historicamente excluídas, como os Povos Indígenas e Tradicionais, comunidades camponesas, mulheres, negros, LGBTQIA+ e os moradores das periferias”, destacou o documento. O Barômetro também visa destacar o potencial impacto da aprovação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia sobre os Direitos Humanos e o meio ambiente no Brasil.

Correio Braziliense, RFI e UOL repercutiram os protestos e o relatório.

 

ClimaInfo, 20 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)