ONGs denunciam deterioração dos Direitos Humanos e do meio ambiente no Brasil

19 de janeiro de 2021

Um grupo de 18 organizações da sociedade civil da França lançou ontem (19/1), durante protesto em frente à Embaixada do Brasil em Paris,  uma análise sobre a situação dos Direitos Humanos e do meio ambiente em nosso país nos últimos dois anos, sob a gestão Bolsonaro.

Encabeçada pela Coalizão Solidarité Brésil, a 2ª edição do Barômetro Alerta reuniu dados de 11 temas que abrangem desde racismo e violência policial até desmatamento e proteção dos Povos Indígenas. A pandemia também foi um dos tópicos analisados pelo levantamento, especialmente os impactos causados pela abordagem leniente do governo federal a esses grupos mais vulneráveis.

“A observação [dos dados] é clara: a violência, as violações e as desigualdades só aumentaram, tendo como alvo, em particular, as populações historicamente excluídas, como os Povos Indígenas e Tradicionais, comunidades camponesas, mulheres, negros, LGBTQIA+ e os moradores das periferias”, destacou o documento. O Barômetro também visa destacar o potencial impacto da aprovação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia sobre os Direitos Humanos e o meio ambiente no Brasil.

Correio Braziliense, RFI e UOL repercutiram os protestos e o relatório.

 

ClimaInfo, 20 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar