Tempestade Christoph causa enchentes na Grã-Bretanha

tempestade Christoph

A passagem da tempestade Christoph na Grã-Bretanha causou danos consideráveis nos últimos dias. O País de Gales foi uma das áreas mais afetadas, com diversos pontos de inundação e bloqueio de rodovias e ferrovias por conta da chuva e da lama. Segundo a agência meteorológica do Reino Unido, Met Office, a expectativa é de que o volume correspondente a dois meses caia em um intervalo de apenas três dias em Gales e em boa parte da Inglaterra. Em Manchester, autoridades locais determinaram a evacuação de cerca de três mil imóveis por conta do risco de enchentes.

Como o Guardian destacou, os esforços preventivos estão sendo dificultados por causa da pandemia. O Reino Unido, como a maior parte do continente europeu, vive um momento delicado da crise sanitária global, com a escalada de casos e mortes nas últimas semanas. A distribuição da vacina também foi afetada pelas fortes chuvas, tornando o processo de vacinação ainda mais lento. A BBC também abordou os impactos da tempestade Christoph.

Em tempo: As inundações recentes que afetaram diversas áreas da parte indonésia da ilha de Bornéu, resultando em ao menos 66 mortos, podem ter sido agravadas pelo desmatamento massivo para a produção de óleo de palma e para a mineração e carvão. Segundo ambientalistas, o avanço do desmate nos últimos anos diminuiu consideravelmente o alcance da cobertura florestal e tornou o solo mais frágil, intensificando a erosão e o assoreamento dos rios. Mongabay deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 21 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)