Raoni pede investigação contra Bolsonaro por crimes contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional

25 de janeiro de 2021

Na 6ª feira (22/1), o cacique kayapó Raoni apresentou denúncia formal contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional (TPI), acusando-o de cometer crimes contra a humanidade. De acordo com o documento, Bolsonaro e vários de seus ministros são responsáveis por diversos ataques sofridos pelos Povos Indígenas nos últimos anos, o que resultou em mortes, perseguição e transferência forçada.

A acusação sustenta que o atual governo tem interesse político e econômico na destruição da Amazônia e, nesse sentido, tem atuado para prejudicar os Povos Indígenas que ali vivem. “Esta política levou a uma escalada de violência contra as comunidades indígenas na Amazônia, criminalidade contra ativistas ambientais e atos de destruição deliberada da floresta tropical amazônica, como demonstrou o ‘Dia do Fogo’. Este governo age com total impunidade”.

A denúncia contra Bolsonaro no TPI foi matéria de AFP, Agência Pública, El País, Guardian, Le Monde, e Valor, entre outros.

 

ClimaInfo, 25 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar