Crise climática ameaça segurança hídrica em ilhas do Caribe

Caribe

As praias paradisíacas das ilhas do Caribe, cercadas por água azul cristalina, escondem um problema cada vez mais sério na região: a escassez de água potável. A Deutsche Welle deu mais detalhes sobre a situação de países insulares como Antígua e Barbuda, São Vicente e Granadinas e São Cristóvão e Nevis, todos classificados na parte de baixo do índice da ONU sobre segurança hídrica. Neles, a disponibilidade de água potável por pessoa é menor que 1.000 metros cúbicos, um volume insuficiente para garantir o abastecimento adequado das pessoas.

A situação em outras ilhas da região, como São Domingos (República Dominicana e Haiti) e Jamaica, é menos grave, mas ainda assim preocupante. Mesmo com a intensificação das tempestades tropicais no Caribe nos últimos anos, o volume de precipitação anual na região tem caído, o que resulta em mais escassez. Para piorar, o calor intenso e a elevação do nível do mar impõem novos desafios à disponibilidade de água potável no Caribe. Tudo isso reforça a importância de medidas de adaptação climática, que infelizmente seguem sendo limitadas por falta de capacidade financeira e técnica na região.

Em tempo: Um dos países mais vulneráveis do mundo à crise climática, Bangladesh deve inaugurar ainda neste ano um novo sistema de alerta para ajudar na prevenção de perdas humanas e materiais associadas a enchentes e deslizamentos de terra causados pelas chuvas. Desenvolvido em parceria com a ONU, o sistema usa imagens de satélite, medições de precipitação e outros dados meteorológicos para prever potenciais deslizamentos de terra em áreas vulneráveis com até uma semana de antecedência. A Reuters deu mais informações.

 

ClimaInfo, 27 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)