Agência de classificação financeira alerta petroleiras para risco climático de investimentos em fósseis

28 de janeiro de 2021

A agência de classificação de risco financeiro S&P alertou 13 empresas de petróleo e gás, incluindo algumas das maiores do mundo, que pode rebaixá-las nas próximas semanas por causa da competitividade crescente da geração de energia renovável. Na mira, estão gigantes como Chevron, ExxonMobil, Shell e Total. Segundo a S&P, a baixa lucratividade, a instabilidade de preços e a incerteza quanto à competitividade futura dos combustíveis fósseis prejudicaram a posição da indústria do petróleo e gás, que teve sua classificação de risco revista de “intermediário” para “moderadamente alto”.

“Em particular, observamos desafios e incertezas significativos gerados pela transição energética, incluindo quedas do mercado devido ao crescimento das energias renováveis; pressões sobre a lucratividade, especificamente o retorno sobre o capital, como resultado dos altos níveis de investimento de capital em dólares durante 2005-2015 e preços médios de petróleo e gás mais baixos desde 2014; e a volatilidade dos preços do petróleo e gás recente e potencial ”, afirmou a S&P. A notícia foi destacada por Bloomberg e Guardian.

 

ClimaInfo, 28 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar