MPF vai apurar caso de espionagem da ABIN contra brasileiros na COP25

28 de janeiro de 2021

O Ministério Público Federal abriu um inquérito civil para analisar o caso de espionagem de negociadores e representantes da sociedade civil brasileira durante a última Conferência da ONU sobre Clima (COP25), realizada em dezembro de 2019 em Madri. Segundo a denúncia publicada pelo Estadão em outubro passado, funcionários da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) acompanharam a delegação do país no encontro, com o objetivo de observar e obter informações sobre determinadas pessoas. O ministro Augusto Heleno confirmou a operação e se justificou dizendo que era necessário acompanhar as campanhas promovidas por “maus brasileiros” contra o governo Bolsonaro no exterior. Segundo informou o Estadão, o inquérito do MPF irá apurar as circunstâncias da operação de inteligência e eventuais irregularidades cometidas por Heleno e pelo chanceler Ernesto Araújo.

Em tempo: A Polícia Federal deflagrou ontem (27/1) a operação Okê Arô para combater o desmatamento ilegal em uma área de quase 5 mil hectares em Roraima. Segundo a investigação, dois empresários da região de Rorainópolis são suspeitos de comandar um esquema criminoso responsável pela exploração irregular de mais de 215 mil m3 de madeira, com o valor total que supera os R$ 80 milhões. CNN Brasil e Estadão deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 28 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar