Ativistas celebram retomada da ação climática nos EUA, mas indústria fóssil se organiza para reagir

biden novas medidas climáticas

Depois de quatro anos estressantes com Donald Trump, ativistas climáticos norte-americanos finalmente tiveram motivos para olhar para o futuro com algum otimismo. O anúncio de um conjunto de medidas climáticas pelo governo de Joe Biden, na última 4ª feira (27/1), foi celebrado por grupos ambientalistas, cientistas e lideranças políticas nos EUA. Uma das razões para esse otimismo, destacada pela Bloomberg, foi a amplitude das medidas apresentadas pelo novo presidente norte-americano, como a promessa de revisão da contribuição nacionalmente determinada (NDC) dos EUA para o Acordo de Paris, com cortes “mais agressivos” nas emissões de carbono para a próxima década. A suspensão de novas licenças de exploração de petróleo em terras federais e a ordem para que o governo federal trocasse sua frota de veículos por modelos elétricos também foram significativas. O resultado imediato desses anúncios não poderia ser mais explícito: as ações das principais petroleiras nas bolsas de valores norte-americanas despencaram.

Obviamente, quem ficou irritado com as novas medidas foi a indústria fóssil. DeSmog e Washington Post mostraram que os lobistas do petróleo e do gás já acionaram seus aliados políticos em Washington e nas demais capitais norte-americanas para fazer uma contraposição ao plano climático da Casa Branca. A oposição republicana no Congresso também chiou, reclamando do impacto potencial dessas ações em termos de empregos na indústria fóssil. Mesmo com a suavização da retórica negacionista nos últimos tempos, o setor deve continuar sendo uma pedra e tanto no sapato de Biden.

Curiosamente, como assinalado pela Bloomberg, quem ficou satisfeito com as ações climáticas de Biden foi a indústria do carvão: a exploração desse combustível ficou de fora da moratória fóssil em terras federais. Segundo a Casa Branca, esse ponto ainda deve ser revisado pelo governo nos próximos meses. Outro motivo é o reflexo que uma proibição poderia ter no processo que ambientalistas e grupos indígenas movem contra uma diretiva da época do governo Trump na justiça norte-americana.

 

ClimaInfo, 29 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)