“Cidade mais fria do mundo” se candidata a Olimpíadas de Verão de 2032 para ressaltar impacto da mudança do clima

29 de janeiro de 2021

Ainda faltam mais de 10 anos, mas a disputa pelos Jogos Olímpicos de Verão de 2032 já começou. No páreo, estão cidades como Jacarta, Istambul e Seul. Nesta semana, mais uma cidade entrou nessa corrida: a finlandesa Salla, vulgo a “cidade mais fria do mundo”. Parece brincadeira, né? E é.

O vídeo promocional da “candidatura” de Salla deixa claro o motivo da ação: localizada no Círculo Polar Ártico, a cidade sofre como poucas com os efeitos da mudança do clima. As cenas falam por si mesmas: moradores em trajes de verão, no meio da neve, esperando ansiosos pelo degelo e pelo calor para finalmente tomar sol, nadar nos lagos e pedalar pelas colinas. O logotipo? Montanhas com o gelo derretendo. O mascote? Uma rena assada pelo calor.

Autoridades de Salla se uniram ao grupo Fridays for Future para disseminar essa campanha e destacar o impacto da mudança do clima no Ártico. No ano passado, a região registrou calor recorde, impulsionado por incêndios florestais gigantescos na Sibéria.

Globo Esporte e Guardian destacaram a “candidatura” olímpica de Salla.

 

ClimaInfo, 29 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar