China abre sistema nacional de comércio de emissões de carbono

China emissões de carbono

Depois de três anos e muitos adiamentos, finalmente o sistema nacional de comércio de emissões da China entra hoje (1º/2) em vigor. A iniciativa é tida como fundamental para que Pequim consolide sua posição de liderança climática global e viabilize metas mais substanciais de redução de emissões de gases de efeito estufa nas próximas décadas. O South China Morning Post destacou essa notícia.

No entanto, a negociação de licenças de emissão ainda não começará: ao invés, cerca de 2,2 mil operadoras de energia e empresas do setor energético chinês, que respondem por 14% das emissões globais de dióxido de carbono, receberão licenças de emissão para o ano inteiro. A comercialização deve começar a acontecer em meados deste ano na Bolsa de Energia e Meio Ambiente de Xangai. A condução do sistema e a decisão de alocação será feita pelo ministério chinês do meio ambiente.

De acordo com a Bloomberg, a lenta abordagem da China na implantação de seu mercado de carbono visa criar um mecanismo mais participativo, que equilibre metas ambientais e econômicas e priorize o “aprendizado” por parte das empresas. Por isso, não se espera que o comércio de emissões tenha impacto imediato no volume de emissões de carbono do país.

 

ClimaInfo, 1º de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)