Antuérpia quer ser o porto de entrada de hidrogênio renovável

1 de fevereiro de 2021

O hidrogênio produzido com o emprego das fontes renováveis eólica e fotovoltaica é uma das grandes esperanças para descarbonizar o setor mundial de energia. Um consórcio se formou em torno do porto belga de Antuérpia para construir e operar a infraestrutura que deve importar e distribuir hidrogênio produzido em locais distantes, como Chile e África.

O consórcio, do qual faz parte nossa conhecida Engie, está analisando a viabilidade de usar amônia como combustível dos navios. A amônia também seria produzida a partir das fontes renováveis. Até agora, este parece ser o combustível mais viável para substituir os pesados óleos combustíveis, responsáveis por muita poluição de enxofre na atmosfera e pelas emissões da navegação internacional.

A chave econômica segue sendo o preço da eletricidade nos países produtores.

O relatório do consórcio traz uma análise detalhada sobre o provável custo de gerar energia com baixo teor de carbono. A EuroActive comentou.

 

ClimaInfo, 2 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar