Biden é pressionado a barrar importação de produtos brasileiros associados ao desmatamento

Biden Amazonian Protection Plan

Na 6ª feira (29/1), um grupo bipartidário de ex-gestores e negociadores climáticos dos EUA propôs à Casa Branca que a conservação da Amazônia seja uma prioridade na política climática do governo de Joe Biden. Desde a campanha eleitoral, o presidente norte-americano vem ressaltando sua preocupação com a situação da Amazônia, particularmente no Brasil.

O plano submetido a Biden incorpora uma de suas propostas eleitorais – a criação de um fundo internacional para financiar a conservação florestal na Amazônia – e propõe, também, a utilização da política comercial como ferramenta de reforço à fiscalização e ao controle de cadeias de fornecimento, de modo a evitar a importação de produtos associados a atividades geradoras de desmatamento.

Segundo o NY Times, o grupo também sugeriu o estudo da possibilidade de troca da dívida externa de países amazônicos pela conservação da floresta. Ana Carolina Amaral deu mais detalhes sobre o plano na Folha.

O plano reforça a pressão internacional sobre o Brasil, a qual, por conta da escalada da devastação ambiental, deve seguir aumentando.

No Estadão, o jornalista Paulo Sotero ressaltou como a falta de habilidade política e diplomática de Bolsonaro e do chanceler Ernesto Araújo já causou prejuízos ao Brasil no relacionamento com os EUA em menos de duas semanas.

 

ClimaInfo, 1º de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)