Eletrificação do transporte pressionará por investimentos em energias renováveis nas próximas décadas

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Não é só a boiada de Salles que o Brasil vê passar sem nada fazer. O bonde da eletrificação do transporte, tendência forte para o século XXI, está passando diante dos nossos olhos sem que nossos governantes sequer percebam.

A eletrificação dos transportes pode ter impactos importantes sobre a demanda de investimentos no setor elétrico, como exemplifica o caso alemão: os operadores das redes elétricas alemãs advertiram na semana passada que o país pode precisar duplicar sua capacidade de geração de energia renovável até 2035, por conta da eletrificação do transporte, além da eletrificação do aquecimento de edificações e de outros setores da economia. Segundo a Reuters, “ao apresentarem o seu planeamento de capacidade até 2035, as quatro empresas de redes de transmissão de alta tensão afirmaram que a Alemanha necessitará de uma capacidade de geração de energia renovável entre 233 e 261 Gigawatts (GW) até 2035, em comparação com pouco menos de 130 GW recentemente previstos para finais de 2021.”

Dada a apatia da economia brasileira frente a esta tendência global, o impacto da eletrificação do transporte sobre a demanda de energia ainda não é sequer estimado. Para o caso particular da eletrificação do transporte urbano de passageiros por ônibus, Rafael Kelman estimou a demanda em 7,2 GW, “um valor significativo, mas insuficiente para impactar a demanda de ponta do Brasil se ocorrer de madrugada”, segundo ele. O consumo de energia no mesmo exercício foi estimado em 14 TWh/ano (cerca de 3% do consumo de 2019), o que Kelman diz não ser “um valor desprezível, mas perfeitamente gerenciável em alguns anos de transição”. Mas é importante ressaltar que este impacto foi estimado só para a eletrificação do transporte urbano por ônibus, uma fração somente de toda a demanda por transporte.

 

ClimaInfo, 2 de fevereiro de 2021.

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