Governo federal cancela multa e libera madeira para empresa investigada por crimes ambientais

2 de fevereiro de 2021

Alvo da maior apreensão de madeira proveniente da Amazônia no estado de São Paulo, a Indusparquet foi “perdoada” pelo governo Bolsonaro, que suspendeu multas ambientais que somavam quase R$ 1 milhão. Para “caprichar”, o governo liberou também o estoque de madeira apreendido, que pôde ser vendido sem restrições para clientes nos EUA e na Europa. A história foi revelada pela ONG britânica Earthsight, que destacou também a reação de servidores e agentes do Ibama, que classificaram a decisão como “vergonhosa”. O Estadão repercutiu a informação com exclusividade.

Em 2018, o Ibama e a Polícia Federal apreenderam cerca de 1,6 mil metros cúbicos de madeira originária da Amazônia, de propriedade da empresa, sem documentos que comprovassem a legalidade da extração. Na época, a mercadoria foi avaliada em R$ 10 milhões. No entanto, um ano depois, já sob a gestão Bolsonaro/Salles, o superintendente do Ibama em SP, o ex-policial militar Davi de Sousa Silva, cancelou a multa e devolveu a madeira à empresa. Poucos meses antes, o órgão já tinha suspendido outro caso relacionado à Indusparquet, no qual a empresa foi acusada de ter mais de 10,7 mil m3 em créditos de madeira no sistema de controle eletrônico do Ibama sem a existência do produto em seu estoque físico, o que é ilegal.

Em tempo: O Incra publicou nesta 3ª feira (2/2) uma Instrução normativa que regulariza o uso de sensoriamento remoto na análise de processos de regularização fundiária, com o objetivo de “desburocratizá-lo”. O governo Bolsonaro tem insistido na flexibilização da regularização fundiária como “solução” para o problema do desmatamento na Amazônia. No ano passado, o Planalto tentou empurrar a proposta no Congresso via medida provisória, que depois virou projeto de lei, mas sem avanços por conta da oposição de ambientalistas e da indisposição política do então presidente da Câmara, Rodrigo Maia. A Agência Brasil deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 3 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar