Primeiro satélite 100% brasileiro apoiará monitoramento ambiental na Amazônia

satélite Amazônia

No próximo dia 28, o satélite Amazônia-1, o primeiro projetado, integrado, testado e operado integralmente pelo Brasil, será lançado em missão conjunta com a agência espacial indiana.

O equipamento faz parte da Missão Amazônia, uma iniciativa encabeçada pelo INPE com o propósito de fornecer dados de sensoriamento remoto para apoiar ações de fiscalização contra o desmatamento na Floresta Amazônica. O satélite também ajudará em ações correlatas, como o monitoramento da região costeira, reservatórios de água, áreas cultivadas e desastres ambientais, entre outros. O projeto prevê outros dois satélites, Amazônia-1B e Amazônia-2, que serão lançados no futuro.

A Agência Brasil deu mais detalhes.

Em tempo: A agência espacial dos EUA (NASA) anunciou ontem (3/2) a criação de um novo cargo de assessor climático como parte do projeto do novo governo norte-americano para priorizar a ação climática e apoiar o desenvolvimento científico para o clima. A pessoa terá como responsabilidade alinhar os objetivos climáticos da Casa Branca com as pesquisas e iniciativas científicas desenvolvidas pela NASA. O posto será ocupado interinamente pelo cientista Gavin Schmidt, que atualmente chefia o Instituto Goddard de Ciências Espaciais (GISS) da NASA. A AFP destacou a notícia.

 

ClimaInfo, 4 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)