Construção de cisternas no Nordeste cai 94% em seis anos

5 de fevereiro de 2021

O maior programa de cisternas do mundo, reconhecido internacionalmente por seus resultados no combate à insegurança hídrica no sertão do Nordeste, está agonizando. No UOL, Carlos Madeiro mostrou que o número de cisternas construídas em 2020 atingiu seu pior patamar desde o começo do programa, em 2003: apenas 8.310 equipamentos foram construídos no ano passado, uma queda de 73% em relação a 2019 (30.583). Na comparação com 2014, ano em que o programa atingiu seu maior número de construções (149 mil) a diferença é ainda mais abissal: queda de 94,5%.

O Programa Cisternas vem sofrendo com cortes orçamentários nos últimos anos, que se refletiram no ritmo de construção dos equipamentos. No entanto, essa queda acontece em um momento crítico, com a pandemia forçando as pessoas a se manter em suas casas e a adotar procedimentos de higiene manual mais frequentes – o que torna o acesso à água potável ainda mais fundamental.

Em tempo: O IBAMA contestou a conclusão de um estudo apresentado pela concessionária Norte Energia e deve manter a determinação para que a usina de Belo Monte libere água em volume máximo no rio Xingu ao longo da próxima semana. Desde o começo de fevereiro, por exigência do IBAMA, a usina está operando com vazão de 10,9 mil metros cúbicos por segundo. No entanto, a companhia recorreu ao governo federal para que essa decisão fosse flexibilizada, para permitir uma vazão de, no máximo, 1,6 mil m3 por segundo. Segundo a Norte Energia, a vazão imposta pelo IBAMA inviabiliza a geração de energia elétrica por Belo Monte. O Estadão deu mais informações.

 

ClimaInfo, 5 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar