Depois de Biden, China anuncia negociador veterano como novo enviado climático

5 de fevereiro de 2021

Uma das figuras mais simbólicas da última década na diplomacia climática internacional voltará a dar as caras nos corredores da ONU. O diplomata Xie Zhenhua, que chefiou a delegação da China em diversas Conferências do Clima, foi indicado pelo governo chinês para o posto de enviado especial para o clima. A medida é vista como uma resposta à nomeação de John Kerry para um posto similar nos EUA pelo presidente Joe Biden, e sinaliza uma disposição de Pequim para dialogar com Washington nas conversas sobre clima.

Xie e Kerry são veteranos das negociações do Acordo de Paris, quando desenvolveram uma proximidade pessoal. À época, Kerry servia como secretário de Estado da gestão Barack Obama. Segundo o Climate Home, os dois estiveram em contato nos últimos dias e trocaram impressões sobre questões de energia. “Este é claramente um movimento sob medida em direção aos EUA, um esforço para garantir a existência de canais diplomáticos [entre os dois países]”, afirmou Li Shuo, do Greenpeace. “Com sua experiência e contatos, a nomeação de Xiw ajudará pelo menos a reduzir os custos de transação na diplomacia climática da China”. Bloomberg e South China Morning Post também repercutiram o retorno de Xie às negociações climáticas pela China.

Enquanto isso, a secretária-executiva da Convenção da ONU sobre Clima (UNFCCC), Patricia Espinosa, ressaltou a importância dos países ricos tirarem do papel seus compromissos de financiamento climático para as nações mais pobres. Ela defendeu que esse tema seja a principal prioridade nas próximas rodadas de negociação até a Conferência de Glasgow (COP26), no final do ano. “As promessas devem ser honradas e atualizadas. A obrigação de apoiar os esforços dos países em desenvolvimento não podem e não serão ignoradas – é do interesse próprio dos países desenvolvidos cumprir esses compromissos”, disse Espinosa, citada pelo Guardian.

Em tempo: Mesmo com a incerteza persistente sobre o destino das negociações climáticas em 2021, por conta da pandemia, os países começam a apresentar seus principais nomes para as conversas em Glasgow. O Climate Home elencou alguns desses nomes e destacou o papel que eles terão em temas-chaves na COP26, como recuperação verde e inclusiva (encabeçado pela primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley), financiamento público (com Remy Rioux, presidente da Agência Francesa de Desenvolvimento) e privado (com John Kerry), adaptação e resiliência (com Nancy Tembo, ministra de silvicultura e recursos naturais do Malaui), e mercados de carbono e compensação (com Andrea Meza-Murillo, ministra do meio ambiente da Costa Rica).

 

ClimaInfo, 5 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar