Vendas de elétricos e híbridos na Europa superou 1 milhão de veículos em 2020

veículos elétricos

As vendas de carros elétricos e híbridos plug-in na União Europeia quase triplicaram em 2020, superando a marca de um milhão de veículos vendidos – mais de 10% das vendas totais no mercado automobilístico europeu. O salto nas vendas de modelos elétricos aconteceu em um ano ruim para a indústria automobilística no continente, que registrou uma queda de 24% nas vendas totais. De acordo com a ACEA, entidade setorial das montadoras de veículos elétricos na UE, as vendas de elétricos e híbridos saltaram de 387 mil unidades em 2019 para 1,046 milhão em 2020. A Reuters destacou esses dados.

O aumento expressivo das vendas de elétricos fez com que muitas montadoras conseguissem cumprir as metas de redução de poluentes da frota automobilística europeia em 2020, o que permitiu também que elas tivessem acesso a subsídios significativos em mercados importantes no continente, como França e Alemanha.

Em tempo: Lá vem os veículos elétricos pesados para a construção civil. A Proterra, fabricante de ônibus elétricos, anunciou uma parceria com a Komatsu, fabricante japonesa de equipamentos para a construção civil. A ideia é colocar baterias e escavadeiras, guindastes e outros equipamentos pesados, hoje movidos a diesel. O primeiro projeto será o de uma escavadeira média que ficará pronta este ano e com o lançamento comercial marcado para 2023-24. O peso das baterias é um dos desafios dos projetistas da indústria automobilística. Para a Komatsu, ela é uma benção, já que um dos problemas desta linha de equipamentos é justamente colocar pesos na traseira para contrabalançar o esforço dos braços mecânicos. O anúncio da Proterra saiu no final do mês passado.

 

ClimaInfo, 5 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)