Grupo defende investigação especial sobre desmatamento da Amazônia no Congresso dos EUA 

8 de fevereiro de 2021

Segue intensa a pressão nos EUA para que o novo governo imponha restrições ao Brasil por causa da destruição ambiental. Depois de entregar um dossiê à Casa Branca, pedindo a suspensão de acordos comerciais e políticos com o governo Bolsonaro, o grupo de acadêmicos e ambientalistas norte-americanos quer convencer os parlamentares democratas a abrir uma comissão especial de investigação sobre as conexões entre empresas do país com crimes ambientais na Amazônia brasileira. “A ideia é investigar quais são as medidas corretas que os EUA devem implementar para fazer valer as leis em vigor que já proíbem certas irregularidades, como a importação de madeira ilegal”, explicou à Deutsche Welle o historiador e brasilianista James Naylor Green, uma das lideranças do grupo. “O enfoque se dirige às relações comerciais, para que se respeite não só o meio ambiente, mas também as leis trabalhistas no Brasil”.

Enquanto isso, em Brasília, Bolsonaro continua a contestar as queimadas na Amazônia – mesmo depois de dados do próprio governo apontarem para uma alta de 15% nos focos de queimada na Amazônia em 2020, superando a marca de 103,1 mil pontos de calor.  “Nem se você pegar o fósforo, o álcool, é difícil pegar fogo”, insistiu Bolsonaro. Correio Braziliense e O Globo repercutiram o falatório presidencial.

Em tempo 1: Com Bolsonaro brincando de enterrar a cabeça na areia, Mourão segue tentando lustrar as parcas credenciais ambientais do governo federal. O vice confirmou que apresentará um novo plano de combate ao desmatamento na Amazônia nesta 4ª feira (10/2). De acordo com o R7, o novo plano deve focar a ação nos estados e municípios com maior incidência de desmatamento e queimadas.

Em tempo 2: O cientista Carlos Nobre, referência internacional para pesquisas sobre mudança do clima e Amazônia, recebeu ontem o prêmio da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) 2021. A premiação reconhece indivíduos ou grupos de pesquisadores que tenham contribuição notável no campo da diplomacia científica. O Valor destacou essa notícia.

 

ClimaInfo, 9 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar