Desastre climático no Himalaia coloca em xeque aposta da Índia na geração hidrelétrica

11 de fevereiro de 2021

Após o desastre causado pelo rompimento de uma geleira em Uttarakhand, que destruiu uma represa e causou a morte de pelo menos 36 pessoas, ambientalistas pediram ao governo da Índia que reveja sua política de construção de barragens hidrelétricas na região do Himalaia. Segundo a Reuters, a região afetada pelo desastre concentra cerca de 7 GW de capacidade hidrelétrica em operação e em fase de construção.

De acordo com cientistas, com o aquecimento do planeta, as geleiras do Himalaia estão cada vez mais frágeis, o que traz um risco significativo para a operação de usinas hidrelétricas: se mais barragens forem construídas, é possível que novos desastres desse tipo voltem a acontecer. Isso impõe um desafio tremendo à Índia, que vem investindo bastante na ampliação de sua capacidade hidrelétrica como esforço para limpar sua matriz elétrica. Especialistas criticam essa solução, afirmando que o custo da geração por outras fontes renováveis, como eólica e solar, é muito mais baixo que o da hidrelétrica. A energia produzida nas hidrelétricas em Uttarakhand custa cerca de três vezes mais do que a equivalente gerada em plantas fotovoltaicas.

Enquanto isso, os esforços de resgate seguem acontecendo. Cerca de 171 pessoas continuam desaparecidas, a maior parte delas funcionários da represa de Rishi Ganga. Socorristas enfrentaram dificuldades nos últimos dias por causa do aumento do volume de água no vale do rio Dhauliganga.

Scientific American e Wire também abordaram as conexões entre mudança do clima e o desastre em Uttarakhand.

 

ClimaInfo, 12 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar