Sem diversificação econômica, descarbonização global deve causar prejuízo trilionário nos petroestados

11 de fevereiro de 2021

A dependência econômica de muitos países produtores de petróleo é um dos grandes obstáculos para o processo de descarbonização da economia global. À medida que a transição energética se acelera nos principais mercados, essas nações deverão passar por apertos econômicos, especialmente se não tomarem medidas o quanto antes para diversificar suas economias. Essa é a conclusão de uma análise publicada pela Carbon Tracker, que analisou a situação atual e a perspectiva dos 40 países mais dependentes economicamente da indústria do petróleo para os próximos 20 anos. Segundo o estudo, essas nações poderão sofrer um prejuízo conjunto de mais de US$ 9 trilhões decorrente da queda de receita do setor petroleiro até 2040.

Os países em situação mais vulnerável, de acordo com o levantamento, são Angola, Azerbaijão, Bahrein, Timor Leste, Guiné Equatorial, Omã e Sudão do Sul. Essas nações, majoritariamente pobres, podem perder pelo menos 40% das receitas totais do governo em comparação com sua renda média entre 2015 e 2019. Outro país que deve sofrer perdas consideráveis é a Nigéria, onde mais de 200 milhões de pessoas poderão enfrentar problemas graves como desemprego e cortes nos serviços públicos por causa do desaquecimento da indústria fóssil e da queda na arrecadação governamental. Em todo o mundo, os países produtores de petróleo correm o risco de perder coletivamente US$ 13 trilhões até 2040 em comparação com as expectativas da indústria, uma queda de 51%.

Bloomberg e Financial Times destacaram a análise da Carbon Tracker.

 

ClimaInfo, 12 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar