Cientistas usam laser para mapear clareiras e analisar mortalidade das árvores na Amazônia

17 de fevereiro de 2021

Um grupo de pesquisadores desenvolveu um método inovador para estudar os fatores que contribuem para a mortalidade de árvores na Floresta Amazônica. A partir da técnica LiDAR (Light Detection and Ranging), os cientistas lançaram milhares de feixes de laser de um avião sobre a superfície amazônica, permitindo assim a captura de informações de áreas profundas na floresta, onde os trabalhos de campo são difíceis e a qualidade das imagens de satélite não é boa. O método fornece dados com precisão de cerca de um metro, facilitando a identificação de áreas de clareira na floresta.

“As regiões oeste e sudeste da Amazônia apresentaram maior quantidade de clareiras, que coincidem com a área próxima ao arco do desmatamento, sob influência humana”, explicou Ricardo Dal’Agnol, pesquisador do INPE e um dos principais autores do estudo. “Nessas regiões, a dinâmica da floresta é até 35% mais rápida do que na área central-leste e norte, ou seja, há maior criação de clareiras e mortalidade”. A pesquisa foi publicada na Scientific Reports, e a Agência FAPESP abordou as conclusões do estudo.

Em tempo: Imagens surpreendentes da NASA mostram “rios de ouro” na região de Madre de Dios, na Amazônia peruana. Segundo a agência, esses “rios” são poços cavados para mineração ilegal, que aparecem como centenas de bacias cheias de água, rodeadas por lama. O Peru é um dos maiores exportadores de ouro do mundo, e Madre de Dios abriga uma enorme indústria ilegal de garimpo. BBC Brasil, CNN e Independent deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 18 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar