Cientistas usam laser para mapear clareiras e analisar mortalidade das árvores na Amazônia

NASA

Um grupo de pesquisadores desenvolveu um método inovador para estudar os fatores que contribuem para a mortalidade de árvores na Floresta Amazônica. A partir da técnica LiDAR (Light Detection and Ranging), os cientistas lançaram milhares de feixes de laser de um avião sobre a superfície amazônica, permitindo assim a captura de informações de áreas profundas na floresta, onde os trabalhos de campo são difíceis e a qualidade das imagens de satélite não é boa. O método fornece dados com precisão de cerca de um metro, facilitando a identificação de áreas de clareira na floresta.

“As regiões oeste e sudeste da Amazônia apresentaram maior quantidade de clareiras, que coincidem com a área próxima ao arco do desmatamento, sob influência humana”, explicou Ricardo Dal’Agnol, pesquisador do INPE e um dos principais autores do estudo. “Nessas regiões, a dinâmica da floresta é até 35% mais rápida do que na área central-leste e norte, ou seja, há maior criação de clareiras e mortalidade”. A pesquisa foi publicada na Scientific Reports, e a Agência FAPESP abordou as conclusões do estudo.

Em tempo: Imagens surpreendentes da NASA mostram “rios de ouro” na região de Madre de Dios, na Amazônia peruana. Segundo a agência, esses “rios” são poços cavados para mineração ilegal, que aparecem como centenas de bacias cheias de água, rodeadas por lama. O Peru é um dos maiores exportadores de ouro do mundo, e Madre de Dios abriga uma enorme indústria ilegal de garimpo. BBC Brasil, CNN e Independent deram mais detalhes.

ClimaInfo, 18 de fevereiro de 2021.