Disrupção ecológica é a ameaça à segurança mais subestimada do século

17 de fevereiro de 2021

A velocidade, amplitude e profundidade das transformações impingidas aos ecossistemas pelas sociedades humanas traz e trará consequências cada vez mais severas para populações e para a segurança mundo afora. Dentre as ameaças ao ser humano neste século, a disrupção dos ecossistemas é, talvez, a mais subestimada. Os tempos de adaptação da vida às mudanças naturais são muito lentos em comparação com o que a sociedade moderna está provocando. Estamos mudando a composição da atmosfera, reduzindo solos, acidificando mares e, claro, mudando o clima do planeta. O Council on Strategic Risks (CSR), dedicado a analisar os riscos à segurança da humanidade, publicou um relatório analisando os impactos das atividades humanas. E sugerindo, especificamente para o caso norte-americano, caminhos do que pode e deve ser feito. O release do relatório pode ser visto no site da CSR.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) publicou um relatório bem mais otimista. O relatório Fazendo as Pazes com a Natureza também analisa os impactos atuais, mas aponta como conciliar as mudanças para enfrentar a crise climática e as perdas de biodiversidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O trabalho aponta as ações necessárias para se chegar lá.

 

ClimaInfo, 18 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar